trem-anima

 

 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos está comemorando 40 anos em 2024. Para celebrar a data, a empresa de trens organizou uma exposição fotográfica itinerante que conta sua história pelas imagens. Com o tema: Reduzindo Distâncias e Construindo Futuros, o evento será aberto oficialmente nos salões do Congresso Nacional, no Espaço Cultural Senador Evandro Cunha,  em Brasília, dia 23 de outubro. 

 

Na ocasião também será lançado um livro  de memórias que ressalta os principais marcos da CBTU nas últimas quatro décadas, e homenageia os empregados com depoimentos de alguns deles em cada unidade. 

 

Maria Fumaça e Exposição Fotográfica 

 

Já em Maceió, os 40 anos da CBTU serão comemorados com a abertura da exposição da Maria Fumaça, dia 28 de outubro, às 9h30, na Estação Maceió. A locomotiva centenária, a vapor, pertence à Superintendência de Trens Urbanos de Maceió e passará a ficar exposta para que a população e turistas possam conhecer, visitar e fotografar esse equipamento ferroviário, que representa a importância da ferrovia para a formação histórica e cultural de Alagoas. 

 

A locomotiva é uma relíquia que pertence a Maceió

 

No mesmo dia 28 de outubro, a partir das 11 horas, também será aberta a exposição fotográfica contando a história da CBTU, na praça principal do Maceió Shopping. O evento ficará até dia 01 de novembro, quando segue para Recife, João Pessoa e Natal, cidades que contam com o sistema de trens e VLTs da CBTU e que também terão comemorações pelos 40 anos. 

 

Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, “comemorar os 40 anos da empresa é a forma mais justa e grandiosa  de homenagear todas as pessoas que construíram a CBTU,  ao mesmo tempo em que ressaltamos a importância de buscar caminhos para que a ferrovia ocupe mais espaço na mobilidade urbana, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das cidades”, ressaltou. 

 

Maria Fumaça tem origem alemã e 95 anos de existência

 

“É com grande satisfação e com o coração agradecido que realizaremos a exposição da CBTU no Congresso Nacional e em todas as superintendências. Eu, como parte da evolução desta empresa, faço questão de homenagear todos que estiveram e estão ao meu lado durante esta jornada. São anos de luta e esforço para oferecer, à população, um transporte de qualidade que atenda a todos. Então, hoje me orgulho de ter feito parte da história de um órgão federal que é crucial para a mobilidade urbana do Brasil”, disse o diretor-presidente da Companhia, José Marques. 

 

Sobre a CBTU

 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é uma Empresa Pública Federal, vinculada ao Ministério das Cidades. Criada em 22 de fevereiro de 1984, por meio do Decreto-Lei nº 89.396, hoje opera em quatro estados do Brasil: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Desde 2021, sua Administração Central fica localizada em Brasília.  Ao todo, a Companhia possui 219,5 km de linha férrea, 95 estações e atende a 18 municípios. Por ano, são realizadas mais de 167 mil viagens. Em 2023, a empresa transportou mais de 50 milhões de passageiros.  

 

Maceió, 23 de outubro de 2024.

 

Ana Cristina Sampaio

Assessoria de Comunicação 

Comak - CBTU Maceió