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O sistema de transportes de passageiros sobre trilhos da RMR – Região Metropolitana do Recife é administrado pela CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, através da Superintendência de Trens Urbanos do Recife – METROREC, unidade operacional que atende diretamente os municípios do Recife, Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e, indiretamente, os demais municípios da Região Metropolitana, através da integração com o transporte sobre pneus.

 

O sistema sobre trilhos possui três linhas implantadas nos corredores centro e sul da RMR – as Linhas Centro e Sul, eletrificadas, com padrão de trem metropolitano e a Linha Diesel, com tração a diesel e características de trem de subúrbio.

 

O traçado da Linha Centro é definido por uma linha troncal que parte da Estação Recife, na área central da cidade, e segue no sentido oeste até a Estação Coqueiral, onde se divide em dois ramais: Jaboatão e Camaragibe. A Linha Sul inicia-se paralelamente à Linha Centro, com as estações Recife e Joana Bezerra comuns a ambas as linhas, e segue na direção sul até a Estação Cajueiro Seco.

 

Atualmente, com 28 estações e 39,5 km de extensão, o sistema metroviário transporta aproximadamente 205 mil usuários/dia, dispõe de integração física e tarifária com 62 linhas de ônibus através de 7 terminais fechados do Sistema Estrutural Integrado (SEI), permitindo aos usuários o acesso a toda a RMR mediante o pagamento de uma única passagem, além de dispor de integração somente tarifária com outras 30 linhas de ônibus.

 

O metrô do Recife opera em via dupla e exclusiva, com bitola de l,60m, eletrificada em 3.000 Volts, com alimentação por rede aérea, através de pantógrafo e sistema de ATC com telecomando para o controle de tráfego e de potência. O material rodante é composto por 25 trens elétricos, com 4 carros cada, que estão sendo submetidos a revisão geral e equipados com ar-condicionado.

 

A Linha Diesel possui bitola métrica, 8 estações, e opera entre a cidade do Cabo, no município de mesmo nome, e o bairro do Curado, no município da cidade do Recife. Com 31,5 km de extensão, dos quais 7km em via dupla e 24km em via singela, o trem diesel circula em via compartilhada com o transporte de cargas e faz integração com o sistema elétrico (metrô) na Estação Curado. Tem 6 passagens em nível e o sistema de sinalização é manual (por talão). O material rodante é composto por 4 locomotivas diesel-elétricas e 21 carros, que serão substituídos por 7 Veículos Leves sobre Trilhos – VLT, equipamento mais leve, moderno e rápido.

 

VISÃO

Ser a melhor empresa de transporte de passageiros do País, com reconhecimento internacional.

 

MISSÃO

Transportar pessoas com rapidez, conforto e segurança, melhorando a qualidade de vida da sociedade, através de uma equipe capacitada e valorizada.

 

VALORES

Honestidade                       

Criatividade

Determinação

Eficiência

Perseverança

Cooperação

Qualidade de Vida

Eficácia

Trabalho em equipe

Excelência

Respeito Humano

Responsabilidade Social

Espírito Empreendedor

Liderança

Comprometimento

 

HISTÓRICO

Ao tomar a decisão de implantar o Metrô do Recife, o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou, em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. Esse consórcio deu início à construção do Metrô, em janeiro de 1983.

 

Em fevereiro de 1984 foi criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU que teve integrada, em janeiro de 1985, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife – STU/ REC, o METROREC.

 

Em março de 1985 começaram a circular os primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias fases administrativas. A mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência do Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife (PE). Em janeiro de 1995 as unidades operacionais de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculadas da Superintendência do Recife e passaram a ser subordinadas diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.

 

Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô do Recife, compreendendo o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe (trecho inaugurado em dezembro de 2002) e a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro Seco, com as estações Largo da Paz e Imbiribeira operando desde fevereiro de 2005, as estações Antônio Falcão e Shopping inauguradas em março de 2008, a Estação Tancredo Neves em novembro de 2008 e o trecho Aeroporto/Cajueiro Seco, entregue à população em 23 de março de 2009.

 

DATAS MARCO

09/09/1982 Assinatura do contrato EBTU/RFFSA, constituindo o Consórcio METROREC.

17/01/1983 Início das obras do Metrô do Recife.

23/02/1984 Criação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

25/10/1984 Chegada do 1º trem elétrico ao Recife.

02/01/1985 Incorporação do METROREC à CBTU.

11/03/1985 Inauguração do Metrô do Recife / 1º Trecho (Recife-Werneck).

08/08/1986 Inauguração da segunda etapa do metrô / trecho Recife-Coqueiral.

24/09/1986 Inauguração da terceira etapa do metrô / trecho Recife-Rodoviária.

30/01/1987 Inauguração da Estação Barro.

11/03/1987 Inauguração da Estação Alto do Céu.

29/08/1987 Inauguração da quarta etapa do metrô / trecho Recife-Jaboatão.

27/05/1988 Inauguração da Estação Curado.

17/06/1988 Inauguração da Estação Engenho Velho.

29/12/1991 Aprovação do projeto de expansão do metrô/ trecho Rodoviária-Camaragibe.

02/02/1993 Início da licitação para o projeto do trecho Recife-Cajueiro Seco (Linha Sul).

19/09/1996 Inauguração da 1ª etapa do SEI.

06/03/1998 Início das obras de expansão/ trechos Recife-Cajueiro Seco e Rodoviária- Camaragibe.

26/12/2002 Inauguração da Estação Camaragibe.

26/02/2004 Início da operação experimental do trecho Recife-Imbiribeira.

28/02/2005 Início da operação do trecho Recife – Imbiribeira.

27/03/2008 Inauguração das estações Antônio Falcão e Shopping

17/11/2008 Inauguração da Estação Tancredo Neves

09/03/2009 Início da operação experimental no trecho Tancredo Neves / Cajueiro Seco

23/03/2009 Inauguração do trecho Tancredo Neves/Cajueiro Seco