A CBTU, através de um estudo para maior conhecimento do seu mercado de atuação, identificou, dentre outros aspectos, necessidades de consumo dos seus clientes e das comunidades lindeiras que permitiram elencar uma série de oportunidades de negócios, as quais a Companhia vem buscando desenvolver, reestruturar e implantar.
Estes novos negócios podem gerar, entre outros benefícios para sua clientela, significativa receita de origem não operacional para a Companhia.
Neste contexto, o crescimento da participação dessa receita poderá ser viabilizado, a partir do desenvolvimento estruturado de novos projetos, voltados para a captação de recursos.
Essas novas oportunidades de negócios, compõem o Plano de Comercialização e Marketing, estruturado por tipo de exploração: comercial, publicitária, eventos e implantação de empreendimentos comerciais.
Durante o ano de 2000, foi elaborado o Plano de Comercialização e Marketing para a Superintendência de Belo Horizonte, que identificou e cadastrou os pontos potenciais de geração de receitas, para os quais foi verificado que a arrecadação média mensal de R$ 49.000,00 auferida em 2000 poderá atingir aproximadamente R$ 240.000,00 dentro de um período estimado de dois anos.
Destacaram-se as seguintes realizações:
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Projeto Carlsberg Music Station – evento de natureza promocional e cultural, que divulgou a imagem da Companhia em todas as mídias locais, gerando uma receita não-operacional de R$65.000,00;
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Implantação do Plano Institucional com o objetivo de divulgar as obras referentes ao metrô de Belo Horizonte;
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Desenvolvimento do Plano Institucional a ser implantado no ano de 2001, com o objetivo de divulgar as obras do metrô de Recife;
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Outdoor – Cadastramento dos pontos potenciais e aplicação de nova política de preços, gerando incremento na receita de 52%;
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Eventos diversos, como a "Semana da Cidadania", o "Trem da Criança" e a exposição "Metrorec 15 anos", geraram divulgação institucional nas mídias locais;
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Elaboração do projeto de exploração publicitária nos trens e nas estações em Recife, que irá gerar uma receita estimada em R$180.000,00, a ser implantado em 18 meses, a partir de 2001;
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Trem do Forró - evento que divulga o folclore local, gerou uma arrecadação de R$ 30.000,00, correspondendo a 66% da receita não operacional anual da Gerência de João Pessoa.
Resumidamente, no decorrer do ano de 2000, a receita não-operacional da CBTU correspondeu a R$ 1,0 milhão com um incremento de 10% em relação à auferida no ano anterior. Deste montante, Belo Horizonte participou com 56% e Recife 30%.