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Com a implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI, a partir de 1º de janeiro , a Companhia teve que reestruturar suas rotinas administrativas de modo a adequar-se às profundas transformações na operacionalização do seu dia-a-dia.

Tendo se deparado com inúmeras dificuldades em função de suas peculiaridades, principalmente a de ser regida pela Lei 6404/76 e por estar o SIAFI estruturado para atender a Lei 4320/64, procurou respostas e soluções na estrutura do SIAFI, que culminaram com o rápido domínio do sistema num ritmo que superou as expectativas de todos.

Embora tenha-se observado algumas lacunas não preenchidas pelo novo sistema comparativamente à qualidade das informações obtidas anteriormente nos sistemas corporativos da Companhia alcançou-se, desde o início do exercício, plena adaptação aos novos procedimentos e rápida absorção das potencialidades do SIAFI para sua gestão orçamentária, financeira e contábil.

O Sistema de Informações Gerenciais – SIG, totalmente concebido e desenvolvido por técnicos da CBTU foi, no ano de 2000, de grande importância interna e externa para a Companhia.

Esse sistema além de disponibilizar informações consolidadas e organizadas de inúmeras maneiras, analisa os dados e, baseado numa "inteligência" própria, controla e emite alertas sobre desvios.

No âmbito interno, foi um instrumento de auxílio gerencial na condução dos empreendimentos relativos a Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, disponibilizando em qualquer ponto da rede de micros da CBTU, todas as informações relativas ao andamento físico e financeiro.

No âmbito externo destacamos os seguintes eventos:

• Assinatura de Convênio com o Ministério dos Transportes – MT para cessão de uso do sistema no acompanhamento e controle de todas as obras do Programa Avança Brasil. Já foi implantado na rede informatizada do MT e foi dado início à sua operação.

• Implantação e plena operação no Metrô de Salvador como a ferramenta de acompanhamento e controle oficial do empreendimento para gerenciamento das obras.

• Desenvolvimento de uma sistemática para geração dos relatórios do Project Management Report – PMR, exigidos pelo Bird para concessão do financiamento. Já foi gerado o primeiro PMR devidamente aprovado pelo Bird.

• Apresentação ao Tribunal de Contas da União – TCU e Secretaria Federal de Controle – SFC, obtendo a aprovação dos técnicos do TCU e SFC, sendo considerado como um excelente sistema de controle de empreendimentos.