Os investimentos totalizam US$ 281 milhões, para a expansão do metrô até Via Norte, numa extensão de 6,6 km. As intervenções deverão elevar a capacidade de transporte do Sistema, dos atuais 90 mil, para 350 mil passageiros por dia.
Paralelamente, estão sendo implantados 10,5 km de linha no Ramal do Barreiro que, quando concluídos, deverá elevar a capacidade do sistema para 450 mil passageiros por dia.
Institucionalmente, o Projeto de Descentralização de Belo Horizonte, foi marcado pelo aditamento do Convênio de Transferência, assinado entre os Governos Federal/Estadual/Municipal.
A empresa criada pelo Governo Estadual para absorver o Sistema – Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A. organizou equipe de transição que, durante o segundo semestre, atuou em conjunto com a STU/BH buscando conhecer e integrar-se ao sistema.
Nas intervenções físicas, a Companhia investiu cerca de R$ 62 milhões, sendo R$ 28,9 milhões de recursos ordinários do Tesouro, R$ 21,6 milhões em contrapartida nacional e R$ 11 milhões do financiamento do Bird.
Em vista da transferência do Sistema, prevista para ocorrer durante o ano de 2001, a Companhia atuou na realização de concurso público para complementação do quadro de empregados, com a aprovação de 136 candidatos, na busca de recuperação tarifária visando o equilíbrio econômico - financeiro do Sistema e na continuidade das obras dos terminais de integração e seus respectivos acessos até a Estação de São Gabriel.
Atuou, ainda, no encaminhamento do Projeto de Lei que autorize a transferência de recursos da União para pagamento da folha de salários, encargos sociais e demais benefícios, até 30 de junho de 2002, do pessoal transferido à Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A., conforme previsto no Convênio de Transferência.
Destacaram-se as seguintes realizações:
• Conclusão do Estudo das Alternativas de Modelo Institucional de Parceria com a Iniciativa Privada;
• Conclusão das obras civis de construção das Estações São Gabriel, 1º de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho;
• Conclusão das obras dos túneis, viadutos e passarelas;
• Continuidade das obras de superestrutura no trecho São Gabriel – Vilarinho;
• Continuidade da construção do Terminal Rodoviário de São Gabriel e
• Recebimento de 5 TUE novos.