O Projeto prevê investimentos de US$ 204 milhões para a implantação e eletrificação do trecho Recife - Cajueiro Seco, na Linha Sul, com 14,3 km de extensão e a implantação de 4,7 km de linhas no trecho TIP – Timbi, na Linha Centro, complementando a expansão do metrô. Além disto, está sendo feita a duplicação de um trecho de 11,5 km na Linha Sul, entre Cajueiro Seco e Cabo, que continuará a ser operado com tração a diesel.
Estas intervenções físicas irão elevar o transporte do sistema dos atuais 130 mil para 300 mil passageiros por dia.
Em 2000 foram feitos investimentos nos trens existentes para propiciar maior conforto e segurança aos usuários, foram reassentadas diversas famílias que tiveram suas moradias atingidas pelas obras do metrô, evidenciando a preocupação social da Companhia, e foi dado prosseguimento à execução de estações e terminais, viadutos e pontes e obras na via permanente. Foram investidos R$ 72,5 milhões, sendo R$ 39,7 milhões provenientes do Bird e R$ 32,8 milhões em recursos do Tesouro. A conclusão das obras na Linha Centro é condição para a transferência do Sistema para a Companhia de Trens Metropolitanos de Pernambuco - Copertrens, o que deverá ocorrer ainda em 2001.
Destacaram-se as seguintes realizações:
• Conclusão das desapropriações para implantação do trecho TIP-Timbi e prosseguimento das desapropriações prioritárias do trecho Recife – Cajueiro Seco, na Linha Sul;
• Reassentamento, em convênio com a URB – Recife, do conjunto habitacional de Cafezópolis, com 208 casas, as quais foram totalmente ocupadas;
• Início da construção de 24 novas unidades habitacionais para atender aos reassentados prioritários na Região de Cajueiro Seco;
• Climatização e revisão geral de 25 Trens Unidades Elétricos - TUE;
• Recuperação de 5 locomotivas e 20 carros de passageiros;
• Conclusão das estações de Timbi, na Linha Centro, e Pinheiros, na Linha Sul;
• Início das obras do terminal de integração em Timbi e dos sistemas viários;
• Continuação das obras das estações de Largo da Paz, Imbiribeira, Shopping, Tancredo Neves, Aeroporto, Boa Viagem, Prazeres e Cajueiro Seco;
• Conclusão dos viadutos ferroviários Travessa do Raposo, Joaquim Bandeira, Barão de Souza Leão e 5ª Travessa e continuação das obras do elevado da Av. Sul/Rua Imperial e das pontes de carga sobre o braço morto do Rio Capiberibe e do Tejipió;
• Continuidade das obras civis de infra-estrutura na Linha Sul, com avanço físico acumulado de 66% e na Linha Centro, com avanço de 92%;
• Início da construção da superestrutura do trecho TIP-Timbi;
• Início da implantação da rede aérea do trecho TIP-Timbi e
• Prosseguimento do remanejamento das interferências da Celpe e da Compesa, na Linha Sul.