O ano de 2000 foi bom para a CBTU em realizações e recordes. Realizações quanto ao andamento das obras de expansão e modernização dentro do ritmo esperado e execução total do orçamento e recorde no estabelecimento do maior volume de passageiros transportados desde a estadualização dos sistemas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Superamos nossas marcas transportando já em novembro o mesmo número de passageiros que utilizaram os sistemas da Companhia durante todo o ano de 1999. Ao final de dezembro contabilizamos um crescimento de 10% no número de passageiros e a média de 274 mil por dia útil.
Foi, além disso, a consolidação do alicerce para concretizar as expectativas de estadualização dos sistemas de Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Realizamos um excelente trabalho nesse exercício, o que gerou uma demanda de novas frentes a serem avaliadas pelo Ministério dos Transportes e pela CBTU.
O maior desafio que tivemos foi o avanço das obras dos Sistemas de Trens Urbanos de Belo Horizonte e de Recife.
Em Belo Horizonte conseguimos realizar toda a parte de obras civis na expansão do trecho entre São Gabriel e Venda Nova, numa extensão de 6,6 km. No ramal do Barreiro, com 10,5 km, as obras civis tiveram um desenvolvimento progressivo. As obras das estações, passarelas e transposições já foram todas concluídas e foi iniciada em dezembro a instalação dos equipamentos de bilhetagem automática nas estações em operação. No final do mês foi assinado o contrato para a implantação do Controle de Tráfego por Área – CTA, o que proporcionará significativa melhoria na circulação dos veículos na área urbana.
No sistema de Recife houve uma grande evolução nas obras civis do projeto. Alcançamos nossa meta com a contratação da superestrutura e dos sistemas de telecomunicação, sinalização e eletrificação. A contratação da climatização dos trens foi outro avanço que deverá garantir o conforto da população usuária pernambucana.
Com relação aos programas de implantação dos metrôs de Fortaleza e de Salvador as obras estão se desenvolvendo de acordo com a liberação de recursos pelo Ministério dos Transportes.
Atuamos de maneira decisiva na recuperação do Sistema de Maceió sériamente danificado pelas torrenciais chuvas ocorridas no final do primeiro semestre.
A Companhia, com o orçamento aprovado de R$328.432.414,00 para investimento nos sistemas, R$250.620.503,00 em recursos para despesas correntes e R$215.952.000,00 destinados ao serviço e amortização da dívida, totalizando R$795.004.917,00, teve estabelecidos os limites orçamentários de R$263.411.414,00 para investimentos e R$249.495.725,00 para despesas correntes.
Mais tarde, com as gestões empreendidas pela CBTU para a obtenção de créditos suplementares, os recursos disponíveis para projetos foram elevados para R$346.978.640,00, representando um crescimento de 32% em relação ao limite anterior. Ao final do exercício, o limite orçamentário global obteve um acréscimo de 13%, totalizando o orçamento da Companhia em R$824.125.178,00.
Embora a disponibilização da maioria dos créditos atendidos tenha ocorrido a partir do quarto trimestre, a CBTU atuou eficientemente na utilização destes recursos, tendo encerrado o exercício com a realização de praticamente todo o orçamento de investimentos, 83% dos recursos de custeio e 86% do orçamento global .
Com a implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI a partir de janeiro, a Companhia reestruturou suas rotinas administrativas, alcançando no decorrer do exercício, apesar das dificuldades encontradas na operacionalização do dia-a-dia, plena adaptação aos novos procedimentos e rápida absorção das potencialidades do sistema para sua gestão orçamentária e financeira.
Finalizando esta análise do exercício consideramos que "determinação" foi a chave para situar as ações fundamentais exercidas pela Companhia na conclusão das metas estabelecidas pelo Governo Federal para 2000.
A DIRETORIA