NATAL
CARACTERÍSTICAS GERAL
LINHA NORTE
|
LINHA SUL
|
TOTAL
|
|
Extensão da via (Km) |
38,5
|
17,7
|
56,2
|
Não eletrificada |
38,5
|
17,7
|
56,2
|
Bitola métrica |
38,5
|
17,7
|
56,2
|
N° de estações |
12
|
8
|
19*
|
Nº de oficinas |
-
|
-
|
1*
|
Locomotivas existentes |
-
|
-
|
3
|
Carros existentes |
-
|
-
|
2-
|
Intervalo mínimo prog. (min.) |
150
|
95
|
-
|
Intervalo máximo prog. (min.) |
230
|
230
|
-
|
Tempo de percurso prog. (min.) |
65
|
37
|
-
|
Efetivo de pessoal (PCS) |
-
|
-
|
120
|
Municípios atendidos |
2
|
3
|
4*
|
Situação em dezembro |
|||
*A estação e o Município de Natal foram considerados somente uma vez, dado que são comuns às duas linhas.
|
A CBTU realizou uma pesquisa de origem e destino dos usuários do trem e de levantamento de suas opiniões sobre o serviço e hábitos de viagem, com a finalidade de levantar dados atuais sobre a utilização do sistema e dar subsídios à programação e gestão do Programa de Recomposição do Sistema de Trens Urbanos de Natal.
Foram disponibilizados os R$ 900.000,00 do orçamento 2001 para investimentos e executados integralmente na recuperação de pontos críticos da via permanente e algumas ações prioritárias do programa de recomposição, conforme resumido a seguir. |
Quanto aos principais indicadores que buscam aferir a eficiência na aplicação dos recursos para a produção do sistema, registra-se a elevação da taxa de cobertura em 13% e a redução do custo unitário em 11,3% relativamente aos valores apurados em 2000. A melhoria da qualidade do serviço prestado pode ser observada pela elevação dos índices de regularidade e pontualidade relativamente ao apurado em 2000, já atingindo patamares de 95% e 96%, respectivamente, e com a melhoria do índice de segurança do usuário, conseqüência da redução do número de acidentes. |
DESCRIÇÃO
|
RECURSOS PRÓPRIOS
|
TESOURO
|
OUTRAS FONTES (1)
|
TOTAL
|
Pessoal e encargos (2) |
-
|
3.155
|
-
|
3.155
|
Outros custeios (3) |
992
|
41.051
|
614
|
2.657
|
Reap. administrativo |
-
|
13
|
-
|
13
|
Total
|
992
|
4.219
|
614
|
5.825
|
obs.: (1) saldos de exercícios anteriores (2) inclui sentenças trabalhistas e refer (3) inclui prot. trabalhador e sentenças civeis
|
ATIVIDADE
|
UNIDADE
|
2001
|
|
|
Meta
|
Realizado
|
|
Obras Civis |
|
|
|
Melhorias da via permanente |
km
|
56
|
46
|
Melhoria nas estações/paradas |
unidade
|
07
|
07
|
Recuperação do prédio administrativo |
%
|
100
|
100
|
Bens e Serviços |
|
|
|
Aquisição de tacógrafos para locomotivas |
unidade
|
02
|
02
|
Aquisição de retroescavadeira |
unidade
|
01
|
01
|
Material Rodante |
|
|
|
Recuperação de locomotiva |
unidade
|
01
|
01
|
Recuperação de motores de tração |
unidade
|
08
|
04
|
PRINCIPAIS ACOES DESENVOLVIDAS |
Com o objetivo de restabelecer as condições necessárias à prestação de um serviço de transporte seguro e confiável associado ao aproveitamento máximo da capacidade de oferta atual do sistema de transporte da Gerência de Trens Urbanos de Natal, a CBTU elaborou um Programa de Recomposição visando a amplas intervenções no material rodante, via permanente, oficinas, estações, sinalização e sistemas de controle e licenciamento de tráfego, com a expectativa de melhores resultados operacionais, de redução de custos de manutenção e de elevação do nível de confiabRidade e segurança do sistema. A estimativa do custo deste programa é da ordem de R$ 16.438.00o, cio para execução no prazo de 3 anos. |
ESPECIFICAÇÃO
|
UNIDADE
|
1999
|
2000
|
2001
|
|
|
|
|
Meta
|
Realizado
|
|
Passageiros transportados |
milhares
|
1.147
|
1.315
|
1.466
|
1.546
|
Média de passag. transp./dia útil |
milhares
|
4,2
|
4,9
|
5,2
|
5,8
|
Receita própria |
R$ mil
|
399
|
499
|
596
|
616
|
Custo total |
R$ mil
|
4.196
|
5.241
|
4.906
|
5.812
|
Custo unitário |
R$
|
3,66
|
3,98
|
3,35
|
3,76
|
Taxa de cobertura plena |
%
|
9,9
|
10,0
|
12,2
|
11,0
|
Taxa de cobertura operacional |
%
|
27,0
|
20,6
|
29,9
|
28,0
|
Locomotivas em tráfego |
unidade
|
1,8
|
1,9
|
2,0
|
1,9
|
Pontualidade |
%
|
94,7
|
94,8
|
97,0
|
96,0
|
Regularidade |
%
|
90,8
|
94,2
|
97,5
|
94,8
|
Segurança do usuário |
acid./milhão pass.
|
0,0
|
3,8
|
-
|
2,6
|
Tarifa em dezembro |
R$
|
0,39
|
0,39
|
-
|
0,45
|
DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO
|
Como principal indicador da produção realizada, a Gerência de Natal transportou 1,5 milhão de passageiros, cerca de 18% acima do realizado no ano anterior, a uma média de aproximadamente 5,8 mil passageiros por dia útil, superando as metas do seu Plano de Ação 2001. |
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA