trem-anima

 

 
 
Unidades Administrativas

NATAL

CARACTERÍSTICAS GERAL

 
LINHA NORTE
LINHA SUL
TOTAL
Extensão da via (Km)
38,5
17,7
56,2
Não eletrificada
38,5
17,7
56,2
Bitola métrica
38,5
17,7
56,2
N° de estações
12
8
19*
Nº de oficinas
-
-
1*
Locomotivas existentes
-
-
3
Carros existentes
-
-
2-
Intervalo mínimo prog. (min.)
150
95
-
Intervalo máximo prog. (min.)
230
230
-
Tempo de percurso prog. (min.)
65
37
-
Efetivo de pessoal (PCS)
-
-
120
Municípios atendidos
2
3
4*

Situação em dezembro

 
*A estação e o Município de Natal foram considerados somente uma vez, dado que são comuns às duas linhas.
A CBTU realizou uma pesquisa de origem e destino dos usuários do trem e de levantamento de suas opiniões sobre o serviço e hábitos de viagem, com a finalidade de levantar dados atuais sobre a utilização do sistema e dar subsídios à programação e gestão do Programa de Recomposição do Sistema de Trens Urbanos de Natal.

Foram disponibilizados os R$ 900.000,00 do orçamento 2001 para investimentos e executados integralmente na recuperação de pontos críticos da via permanente e algumas ações prioritárias do programa de recomposição, conforme resumido a seguir.

Quanto aos principais indicadores que buscam aferir a eficiência na aplicação dos recursos para a produção do sistema, registra-se a elevação da taxa de cobertura em 13% e a redução do custo unitário em 11,3% relativamente aos valores apurados em 2000. 

A melhoria da qualidade do serviço prestado pode ser observada pela elevação dos índices de regularidade e pontualidade relativamente ao apurado em 2000, já atingindo patamares de 95% e 96%, respectivamente, e com a melhoria do índice de segurança do usuário, conseqüência da redução do número de acidentes.

DESCRIÇÃO
RECURSOS PRÓPRIOS
TESOURO
OUTRAS FONTES (1)
TOTAL
Pessoal e encargos (2)
-
3.155
-
3.155
Outros custeios (3)
992
41.051
614
2.657
Reap. administrativo
-
13
-
13
Total
992
4.219
614
5.825
 
obs.: (1) saldos de exercícios anteriores (2) inclui sentenças trabalhistas e refer (3) inclui prot. trabalhador e sentenças civeis
ATIVIDADE
UNIDADE
2001
 
 
Meta
Realizado
Obras Civis
 
 
 
Melhorias da via permanente
km
56
46
Melhoria nas estações/paradas
unidade
07
07
Recuperação do prédio administrativo
%
100
100
Bens e Serviços
 
 
 
Aquisição de tacógrafos para locomotivas
unidade
02
02
Aquisição de retroescavadeira
unidade
01
01
Material Rodante
 
 
 
Recuperação de locomotiva
unidade
01
01
Recuperação de motores de tração
unidade
08
04

PRINCIPAIS ACOES DESENVOLVIDAS

Com o objetivo de restabelecer as condições necessárias à prestação de um serviço de transporte seguro e confiável associado ao aproveitamento máximo da capacidade de oferta atual do sistema de transporte da Gerência de Trens Urbanos de Natal, a CBTU elaborou um Programa de Recomposição visando a amplas intervenções no material rodante, via permanente, oficinas, estações, sinalização e sistemas de controle e licenciamento de tráfego, com a expectativa de melhores resultados operacionais, de redução de custos de manutenção e de elevação do nível de confiabRidade e segurança do sistema. A estimativa do custo deste programa é da ordem de R$ 16.438.00o, cio para execução no prazo de 3 anos.

em R$ mil
ESPECIFICAÇÃO
UNIDADE
1999
2000
2001
 
 
 
 
Meta
Realizado
Passageiros transportados
milhares
1.147
1.315
1.466
1.546
Média de passag. transp./dia útil
milhares
4,2
4,9
5,2
5,8
Receita própria
R$ mil
399
499
596
616
Custo total
R$ mil
4.196
5.241
4.906
5.812
Custo unitário
R$
3,66
3,98
3,35
3,76
Taxa de cobertura plena
%
9,9
10,0
12,2
11,0
Taxa de cobertura operacional
%
27,0
20,6
29,9
28,0
Locomotivas em tráfego
unidade
1,8
1,9
2,0
1,9
Pontualidade
%
94,7
94,8
97,0
96,0
Regularidade
%
90,8
94,2
97,5
94,8
Segurança do usuário
acid./milhão pass.
0,0
3,8
-
2,6
Tarifa em dezembro
R$
0,39
0,39
-
0,45
DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO

Como principal indicador da produção realizada, a Gerência de Natal transportou 1,5 milhão de passageiros, cerca de 18% acima do realizado no ano anterior, a uma média de aproximadamente 5,8 mil passageiros por dia útil, superando as metas do seu Plano de Ação 2001.

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA