JOÃO PESSOA
CARACTERÍSTICAS GERAL
Extensão da via (km) |
30
|
Não eletrificada |
30
|
Bitola métrica - 1,00 m |
30
|
N°- de estações |
9
|
Nº - de oficinas |
1
|
Locomotivas existentes |
3
|
Carros existentes 17 |
17
|
Intervalo mínimo prog. (min.) |
62
|
Intervalo máximo prog. (min.) |
93
|
Tempo de percurso prog. (min.) |
50
|
Efetivo de pessoal (pcs) |
81
|
Municípios atendidos |
4
|
Situação em dezembro |
DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO |
A GTU-JOP apresentou uma produção de transporte superior em cerca de 5,6 % em relação à registrada em 2000, Com 1,40 milhão de passageiros transportados, apesar das intervenções em função das obras na via permanente. |
A taxa de cobertura, índice que busca aferir a eficiência na aplicação dos recursos para a produção do transporte, neste ano foi superior em 25% em relação ao ano passado, como também verificou-se uma redução no custo unitário do sistema. Quanto à qualidade do sistema, destacamos o indicador de regularidade, superior em 2,1% em relação ao ano de 2000, o que contribuiu para elevação da demanda apesar dos serviços de recuperação na via permanente, que implicaram na necessidade da operação com muitos pontos com restrições de velocidade, causando reduções sensíveis na pontualidade dos trens. |
DESCRIÇÃO
|
RECURSOS PRÓPRIOS
|
TESOURO
|
OUTRAS FONTES (1)
|
TOTAL
|
Pessoal e encargos (2) |
-
|
2.465
|
-
|
2.465
|
Outros custeios (3) |
1.018
|
877
|
214
|
2.109
|
Reap. Administrativo |
-
|
12
|
45
|
57
|
Total |
1.018
|
3.354
|
259 |
4.631
|
Obs.: (1) Saldos de exercícios anteriores (2) Inclui Sentenças Trabalhistas e REFER (3) Inclui Prot. Trabalhador e Sentença Cíveis
|
ESPECIFICAÇÃO
|
UNIDADE
|
1999
|
2000
|
2001
|
|
|
|
|
|
Meta
|
Realizado
|
Passageiros transportados |
milhares
|
1.084
|
1.325
|
1.440
|
1.399
|
Média de passag. transr/dia útil |
milhares
|
3,8
|
4,6
|
5
|
4,9
|
Receita própria |
R$ mil
|
440,1
|
649,1
|
705,0
|
630,0
|
Custo total |
R$ mil
|
4.262
|
4.995
|
3.899
|
4.575
|
Custo unitário |
R$
|
3,93
|
3,77
|
2,70
|
3,27
|
Taxa de cobertura plena |
%
|
10,0
|
11,0
|
18,0
|
13,7
|
Taxa de cobertura operacional |
%
|
22,5
|
22,3
|
30,0
|
32,0
|
Locomotivas em tráfego |
unidade
|
1,3
|
2
|
2
|
2
|
Pontualidade |
%
|
71,8
|
26,0
|
90,0
|
13,4
|
Regularidade |
%
|
60,3
|
96,4
|
100,0
|
98,4
|
Segurança do usuário |
acid./milhão pass.
|
8,3
|
7,5
|
-
|
5,7
|
Tarifa em dezembro |
R$
|
0,41
|
0,41
|
-
|
0,45
|
PRINCIPAIS ACOES DESENVOLVIDAS |
Com o objetivo de restabelecer as condições necessárias à prestação de um serviço de transporte seguro e confiável associado ao aproveitamento máximo da capacidade de oferta atual do sistema de transporte da Gerência de Trens Urbanos de João Pessoa, a CBTU elaborou um Programa de Recomposição visando a implementar diversas intervenções no material rodante, via permanente, oficinas, estações, sinalização e sistemas de controle e licenciamento de tráfego, com a expectativa de melhores resultados operacionais, de redução de custos de manutenção e de elevação do nível de confiabilidade e de segurança do sistema. A estimativa do custo deste programa é da ordem de R$ 15.295.000, cio para execução no prazo de 3 anos. A CBTU realizou uma pesquisa de origem e destino dos usuários do trem e de levantamento de suas opiniões sobre o serviço e hábitos de viagem, com a finalidade de levantar dados atuais sobre a utilização do sistema e dar subsídios à programação e gestão do Programa de Recomposição do sistema de João Pessoa. |
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA