MACEIÓ
CARACTERÍSTICAS GERAL
Extensão da via (km) |
32,1
|
Não eletrificada |
32,1
|
Bitola métrica - 1,00m |
32,1
|
N°- de estações |
14
|
N°- de oficinas |
1
|
Locomotivas existentes |
3
|
Carros existentes |
18
|
Intervalo mínimo prog. (min.) |
68
|
Intervalo máximo prog. (min.) |
108
|
Tempo de percurso prog. (min.) |
70
|
Efetivo de pessoas (PCS) |
87
|
Municípios atendidos |
3
|
Situação em dezembro |
DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO |
A GTU?MAC transportou 1,3 milhão de passageiros, com uma produção 2,9% maior que a realizada em 2000. Embora o resultado tenha sido positivo, não se atingiu a meta prevista em razão de o sistema ter operado com apenas uma composição, das duas de sua operação regular, durante cinco meses. |
Como indicador principal da eficiência na aplicação dos recursos a taxa de cobertura teve uma elevação de 4,4% em relação ao apurado em 2000 e também verificou-se uma redução de 3,6% no custo unitário. Quanto à qualidade dos serviços ressalta-se a melhoria do indicador de segurança do usuário, com a redução do número de acidentes no sistema. |
DESCRIÇÃO
|
RECURSOS PRÓPRIOS
|
TESOURO
|
OUTRAS FONTES (1)
|
TOTAL
|
Pessoal e encargos (2) |
-
|
2.882
|
-
|
2.882
|
Outros custeios (3) |
1.087
|
1.015
|
237
|
2.339
|
Reap. administrativo |
-
|
15
|
-
|
15
|
Total
|
1.087 |
3.912
|
237
|
5.236
|
Obs.: (1) Saldos de exercícios anteriores (2) Inclui Sentenças Trabalhistas e REFER (3) Inclui Prot. Trabalhador e Sentenças Cíveis |
ESPECIFICAÇÃO
|
UNIDADE
|
1999
|
2000
|
2001
|
|
|
|
Meta
|
Realizado
|
||
Passageiros transportados | milhares |
1.245
|
1.278
|
1.369
|
1.315
|
Média de passag. transp./dia útil | milhares |
4,5
|
4,7
|
5,4
|
5,1
|
Receita própria | R$ mil |
427
|
468
|
539
|
504
|
Custo total | R$ mil |
4.044
|
5.259
|
4.380
|
5.222
|
Custo unitário | R$ |
3,25
|
4,12
|
3,20
|
3,97
|
Taxa de cobertura plena | % |
10,2
|
9,0
|
12,3
|
9,4
|
Taxa de cobertura operacional | % |
27,5
|
19,9
|
30,6
|
25,7
|
Locomotivas em tráfego | unidade |
1,3
|
1,8
|
2,0
|
1,6
|
Pontualidade | % |
99,2
|
98,7
|
98,5
|
86,6
|
Regularidade | % |
98,2
|
97,7
|
99,0
|
94,7
|
Segurança do usuário | acid./milhão pass. |
8,0
|
11,7
|
-
|
4,6
|
Tarifa em dezembro | R$ |
0,36
|
0,35
|
-
|
0,40
|
PRINCIPAIS ACOES DESENVOLVIDAS |
Com o objetivo de restabelecer as condições necessárias à prestação de um serviço de transporte seguro e confiável associado ao aproveitamento máximo da capacidade de oferta atual do sistema de transporte da Gerência de Trens Urbanos de Maceió, a CBTU elaborou um Programa de Recomposição visando a implementar diversas intervenções no material rodante, via permanente, oficinas, estações, sinalização e sistemas de controle e licenciamento de tráfego, com a expectativa de melhores resultados operacionais, de redução de custos de manutenção e de elevação do nível de confiabilidade e segurança do sistema. A estimativa do custo deste programa é da ordem de R$ 16.302.000, oo para execução no prazo de 3 anos. A CBTU realizou uma pesquisa de origem e destino dos usuários do trem e de levantamento de suas opiniões sobre o serviço e hábitos de viagem, com a finalidade de levantar dados atuais sobre a utilização do sistema e dar subsídios à programação e gestão do Programa de Recomposição do sistema de Maceió. |
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA