FORTALEZA
CARACTERÍSTICAS GERAL
LINHA NORTE
|
LINHA SUL
|
TOTAL
|
|
extensão da via (km) |
21
|
25
|
46
|
não eletrificada |
21
|
25
|
46
|
bitola métrica 1,00 M |
21
|
25
|
46
|
n° de estações |
10
|
14
|
23*
|
n°- de oficinas |
-
|
-
|
1
|
locomotivas existentes |
-
|
-
|
8
|
carros existentes |
-
|
-
|
43
|
intervalo mínimo prog. (min.) |
45
|
30
|
-
|
intervalo máximo prog. (min.) |
45
|
30
|
-
|
tempo de percurso prog. (min.) |
32
|
42
|
-
|
efetivo de pessoal (pcs) |
-
|
-
|
384
|
municípios atendidos |
2
|
3
|
4*
|
* A estação João Felipe e o Município de Fortaleza foram considerados somente uma vez por serem comuns às duas linhas. Situação em dezembro |
PRINCIPAIS ACOES DESENVOLVIDAS |
0 crédito suplementar, por incorporação de saldos para a Superintendência de Fortaleza, no valor de R$ 1.007.442, oo destinado para a realização de intervenções visando a preservar a operação do sistema da Linha Norte até a total implantação do Metrofor, não teve prosseguimento, inviabilizando a implementação destas ações no presente exercício. |
DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO |
No Sistema de Fortaleza verificou-se uma elevação da produção com o transporte de 9,65 milhões de passageiros no ano, 4,7% acima do transportado no ano de 2000, mesmo com o desenvolvimento simultâneo das obras de implementação do Projeto Metrofor, tendência que vem se verificando nos últimos anos, sendo o principal fator para o aumento de sua receita própria que cresceu 9%
|
Quanto à eficiência na produção destacamos a taxa de cobertura, índice que verifica o percentual do custo coberto pela receita própria, que atingiu 30%, mantendo-se no mesmo patamar registrado no ano de 2000. Com relação à qualidade dos serviços prestados, cabe ressaltar a manutenção da regularidade das viagens no nível de 99% e o índice de segurança do usuário, que melhorou com a redução do número de acidentes ocorridos. |
DESCRIÇÃO |
RECURSOS PRÓPRIOS
|
TESOURO
|
OUTRAS FONTES (1)
|
TOTAL
|
Pessoal e Encargos(2) |
265
|
8.461
|
248
|
8.974
|
Outros Custeos (3) |
4.836
|
1.801
|
-
|
6.637
|
Reap. Administrativo |
100
|
100
|
-
|
200
|
TOTAL |
5.201
|
10.362
|
248
|
15.811
|
Obs.: (1) Saldos de exercícios anteriores (2) Inclui Sentenças Trabalhistas e REFER (3) Inclui Prot. Trabalhador e Sentenças Cíveis
ESPECIFICAÇÃO
|
UNIDADE
|
1999
|
2000
|
2001
|
|
|
|
META
|
REALIZADO
|
||
Passageiros transportados | milhares |
7.924
|
9.220
|
10.879
|
9.651
|
Média de passag. transp./dia útil | milhares |
27,0
|
30,8
|
36,3
|
32,4
|
Receita própria
|
R$ mil |
3.582
|
4.435
|
5.832
|
4.828
|
Custo Total | R$ mil |
14.065
|
14.521
|
17.382
|
15.573
|
Custo unitário | R$ mil |
1,78
|
1,57
|
1,60
|
1,61
|
Taxa de cobertura plena | % |
26,8
|
30,0
|
32,2
|
30,0
|
Taxa de cobertura operacional | % |
100
|
85,4
|
123,7
|
92,0
|
Locomotivas em tráfego | unidade |
6
|
6
|
6
|
6
|
Pontualidade | % |
98,2
|
94,8
|
98,0
|
94,3
|
Regularidade | % |
99,4
|
99,2
|
99,5
|
99,0
|
Segurança do usuário | acid./milhão pass. |
3,2
|
6,0
|
-
|
5,5
|
Tarifa em dezembro | R$ |
0,50
|
0,50
|
-
|
0,60
|
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA