trem-anima

 

 

RECIFE

CARACTERÍSTICAS GERAL

 
LINHA CENTRO
LINHA SUL
TOTAL
EXTENSÃO DA VIA (km)
20,5
32*
52,5
Eletrificada
20,5
-
20,5
Não eletrificada
-
32
32
Bitola métrica - 1,00 m
-
32
32
Bitola larga - 1,6o m
21
-
21
N° de Estações
17
7*
24
N-° de Oficinas
1
2
3
TUE Existentes
25
-
25
Locomotivas Existentes
-
7
7
Carros existentes
-
41
41
Intervalo mínimo Prog. (min.)
6
60
-
Intervalo máximo Prog. (min.)
7,5
65
-
Tempo de Percurso Prog. (min.)
23
54
-
Efetivo de pessoal (PCS)
-
-
1.375
Municípios Atendidos
4
3
4**

* Extensão e o n° de estações em operação atualmente, levando em conta o desvio
de traçado na Linha Sul com a ligação Cajueiro Seco-Curado em razão da paralisação
para obras de modernização do trecho Recife-Cajueiro Seco.
** A estação Recife foi considerada somente uma vez, dado que é comum às duas linhas.

Situação em dezembro

PRINCIPAIS ACOES DESENVOLVIDAS

Para a Superintendência de Recife os recursos orçamentários aprovados ao final do exercício para investimentos eram de R$ 4 milhões, que foram integralmente disponibilizados e executados em ações complementares àquelas previstas no Programa de Descentralização, conforme resumido a seguir:

DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO
Como principal indicador da produção realizada a Superintendência de Trens Urbanos de Recife (STU-REC), no ano de 2001, transportou 42,0 milhões de passageiros, conseguindo manter um volume de transporte semelhante ao de 2000, apesar da redução de deslocamentos na RMR, gerando uma receita própria de R$ 14,1 milhões, em seus dois sistemas.
ATIVIDADE
UNIDADE
2001
   
META
REALIZADO

OBRAS CIVIS
   
 
Construção muro de arrimo
%
35
35
Melhoria Edificações Linha Sul e Linha Centro
Unidade
8
5
Impermeabilização da Oficina de Cavaleiro
%
100
100
Estabilização de cortes e aterros
Unidade
2
2

MATERIAL RODANTE
 
 
 
Reforma de Locomotivas
Unidade
2
1
Reforma de Motores de Tração
Unidade
10
11

BENS E SERVIÇOS
 
 
 
Aquisição de materiais e AMV para Via Permanente
%
100
100
Aquisição de material para eletrificação da Linha de Testes
%
100
95
Aquisição de rodas para TUE
Unidade
90
122
Aquisição de instrumentos, equipamentos e ferramentas para oficina
%
100
70
Protetores regenerativos para sistema de sinalização
Unidade
50
50
Aquisição de caminhão Munk
Unidade
1
1
Aquisição de empilhadeira
Unidade
1
1
ESPECIFICAÇÃO
UNIDADE
1999
2000
2001
 
 
 
 
META
REALIZADO
Passageiros transportados Milhares
38.198
41.677
44.769
41.455
Média de passag. transp./dia útil Milhares
119
128
143
129
Receita própria (1) R$ mil
11.503
13.005
16.632
14.094
Custo Total (1) R$ mil
59.128
59.124
62.767
62.168
Custo unitário R$
1,53
1,41
1,40
1,50
Taxa de cobertura plana (1) %
18,3
19,0
26,0
21,0
Taxa de cobertura operacional (1) %
74,2
75,2
66,0
91,0
TUE em tráfego Unidade
10
10
10
10
Regularidade %
98,9
98,4
100,0
98,2
Segurança do usuário acid./milhão pass.
2,0
2,2
-
2,6
Tarifa em Dezembro R$
0,60
0,70
-

0,70

0 ganho de demanda na Linha Sul se deu a partir de junho de 2001 com a entrada em operação das estações Marcos Freire e Jorge Lins, no desvio Cajueiro Seco-Curado, ligando o trecho que permaneceu em operação da Linha Sul com a Linha Centro.

ESPECIFICAÇÃO
UNIDADE
1999
2000
2001
 
 
 
 
META
REALIZADO
Passageiros transportados Milhares
347
324
567
509
Média de passag. transp./dia útil Milhares
1,3
1,2
1,8
1,9
Locomotivas em tráfego Unidade
3,0
2,5
3,0
2,0
Pontualidade %
40,8
40,4
95,0
97,3
Regularidade %
99,4
97,7
100,0
99,4
Seguran/ca do usuário acid./milhão pass.
23,1
15,4
-
11,8
Tarifa em Dezembro R$
0,60
0,70
-
0,70
Como indicador vinculado ao conceito de eficiência na aplicação dos recursos para manutenção da operação do sistema destaca-se a elevação de 11% na taxa de cobertura do sistema, em relação à obtida em 2000.
TREM METROPOLITANO - LINHA CENTRO

LINHA SUL

 
 
 
 

em R$ mil

DESCRIÇÃO
CURSOS PRÓPRIOS
TESOURO
OUTRAS FONTES (1)
TOTAL
Pessoal e encargos (2)
1.242
39.275
1.173
41.690
Outros custeios (3)
13.797
6.397
298
20.492
Reap.Administrativo
156
-
1
157
TOTAL
15.195
45.672
1.472
62.339

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA