A CBTU, em suas quatro Superintendências e três Gerências de Trens Urbanos, transportou 84,4 milhões de passageiros, com média de 274 mil passageiros por dia útil. Embora mantendo-se no mesmo patamar de 2000, este resultado reveste-se de significado especial, uma vez que, além da redução geral de deslocamentos verificada em todas as regiões metropolitanas do País, todos os demais modos de transporte contabilizaram perdas para o transporte informal.
Como principal indicador de eficiência, do ponto de vista da captação e aplicação dos recursos, registrou-se o crescimento da taxa de cobertura global dos sistemas, atingindo 26% ao final do exercício, com uma elevação de 4% relativamente ao apurado em 2000.
ESPEDIFICAÇÃO
|
UNIDADE
|
REALIZADO
|
||
|
1999
|
2000
|
2001
|
|
Passageios transportados |
milhares
|
76.764
|
84.434
|
84.429
|
Média |
milhares
|
250
|
274
|
274
|
Média de passag. transp./dia útil |
R$ mil
|
29.114
|
35.166
|
37.650
|
Custo total (*) |
R$ mil
|
122.495
|
131.403
|
138.605
|
Custo unitário |
R$ mil
|
1,06
|
1,55
|
1,64
|
Taxa de cobertura plena |
%
|
23,1
|
25,0
|
26,0
|
Taxa de cobertura operacional |
%
|
78,9
|
75,2
|
83,0
|
TUE em tráfego |
unidade
|
23,3
|
24,0
|
23,4
|
Locomotivas em tráfego |
unidade
|
14
|
14
|
13,5
|
Pontualidade |
%
|
91,0
|
90,1
|
91,3
|
Regularidade |
%
|
97,1
|
97,8
|
98,3
|
Segurança do usuário |
acidente/1.000.000 pass.
|
2,6
|
3,1
|
2,9
|
(*) Não inclui Administração Central. |