A Lei Orçamentária de 2001, acolhendo uma emenda do Congresso Nacional ao Projeto de Lei, destinou dotação para amparar a realização de estudos e projetos básicos para implantação do sistema, de acordo com convênio entre a CBTU e a Prefeitura de Curitiba, cabendo à CBTU o acompanhamento e a fiscalização dos serviços e da aplicação dos repasses.
O Projeto contempla a implantação da Linha 1 do Sistema de Transporte de Alta Capacidade - STAC da Região Metropolitana de Curitiba. Esta linha em via dupla, totalmente elevada, com 14 km de extensão e 9 estações, será implantada em sua maior extensão sobre o canteiro central da BR-116 e em trecho da antiga ferrovia Curitiba-Paranaguá. Em observação ao Plano Urbanístico, será realizada intervenção no canteiro central da BR-116, objetivando o atendimento à mudança das regras de ocupação do solo.
O sistema será operado por composições de 6 carros no sistema monotrilho, com capacidade para transportar 1.000 passageiros por composição.
O prazo previsto para a execução do Projeto é de quatro anos e tem custo estimado de US$ 343 milhões, devendo contar com 80% dos recursos oriundos de financiamento externo com contrapartida da União e 20% da Prefeitura. A contratação da operação de crédito pela União junto ao JBIC fica condicionada à obtenção das condições financeiras especiais provenientes do fundo denominado "Special Yen Loan to Assist Economic Structural Reform - Obuchi Fund" sendo 40 anos para a amortização, 10 anos de carência e 1% de juros ao ano.
Metrô Curitiba - 2001
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