Programa de Descentralização
RECIFE
O Programa de Descentralização para o Sistema de Trens Urbanos de Recife conta com investimentos de US$ 203,80 milhões, provenientes de um acordo de financiamento vinculado à transferência da administração do sistema ao governo local, sendo US$ 102,00 milhões com recursos do Bird e US$ 101,80 milhões de contrapartida do Tesouro. Tem como produto a expansão em 4,7 km de via dupla eletrificada de TIP até Timbi, na Linha Centro do Trem Metropolitano de Recife e a implantação de 14,3 km de via dupla eletrificada no trecho Recife - Cajueiro Seco, na Linha Sul, contemplando também a relocaçãode 11,0 km da linha ferroviária de carga entre Afogados e Cajueiro Seco e a construção da segunda via, com 11,5 km, do trecho entre Cajueiro Seco e Cabo, com melhoramentos gerais na via existente.
Algumas obras complementares de melhorias no trecho original da Linha Centro, não constantes do Programa de Descentralização, também vêm sendo desenvolvidas com recursos do Tesouro anualmente alocados. A realização das intervenções físicas programadas e a implementação da integração do trem ao Sistema Estrutural Integrado - SEI da Região Metropolitana do Recife possibilitarão o transporte de 300.000 passageiros/dia nas duas linhas do trem metropolitano.
Iniciado em abril de 1996, o programa atingiu, ao final de 2001, um avanço físico total de 96% nas intervenções programadas para a Linha Centro, destacando-se a conclusão das obras da expansão TIP - Timbi e o início dos testes para operação que devem se iniciar em abril de 2002, concluindo esta parte do Programa.
Nas ações programadas para a Linha Sul o progresso físico total alcançou 67%, registrando-se grandes avanços nas desapropriações e reassentamentos e nas obras civis das estações e terminais de integração, das pontes e viadutos e da superestrutura da via permanente, assim como da assinatura do contrato do sistema de eletrificação e telecomunicação para a Linha Sul.
A previsão de conclusão desta parte do Programa é junho de 2003.O Governo do Estado constituiu a Companhia de Trens Metropolitanos de Pernambuco - Copertrens para administrar o sistema de trens urbanos a partir da transferência de sua gestão.