Imprimir

Um sábado especial em comemoração ao mês das crianças foi promovido por empregados da Superintendência de Trens Urbanos de Maceió, no último dia 19. O evento, que contou com o apoio do Sindicato dos Ferroviários de Alagoas (SINFEAL), reuniu familiares dos funcionários e passageiros. A iniciativa proporcionou momentos de lazer e interação, destacando o compromisso da CBTU com a comunidade e seus colaboradores.

Partindo da Estação Jaraguá às 9h e seguindo o trajeto até a Estação Maceió, as crianças puderam aproveitar a viagem de trem com muita diversão proporcionadas pelos recreadores fantasiados dos super heróis Batman e Homem Aranha. No local de desembarque, diversos brinquedos, como pula-pula e piscina de bolinhas, estavam à disposição para receber a criançada. 

 

Recreadores animaram as crianças que lotaram o Espaço Trilhos Urbanos

 

Além das brincadeiras, também havia muitas guloseimas disponíveis com carrinho de pipoca e algodão doce. O evento foi marcado por uma trilha sonora recheada de músicas infantis que completaram o ambiente animado e lúdico para o público infantil.

 

Maquinista Gouveia explica sobre o funcionamento do VLT

 

As crianças também tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória da ferrovia através da visita a Maria Fumaça, com direito a um guia, o maquinista Kreslerson Gouveia, para contar um pouco mais sobre como ela funciona e trazer curiosidades sobre sua história. 

 

A Maria Fumaça encanta todas as idades

 

Além disso, a inauguração do Espaço Memória foi mais uma atração que possibilitou o resgate da história da ferrovia. O ambiente conta com diversos itens antigos, como relógios e redes telefônicas, que marcaram a via férrea, como também álbuns fotográficos que registram o cotidiano dos passageiros e ferroviários nas estações antigamente.

 

Crianças conhecendo os itens antigos no Espaço Memória

 

A principal motivação do evento foi a paixão dos funcionários pela ferrovia e a importância da manutenção dessa memória no imaginário cultural alagoano. Para a técnica de gestão Rouseland Melo, o resgate dessa história é muito importante para as futuras gerações, “O evento vai fazer com que as famílias tragam os filhos para conhecer a nossa história e ao mesmo tempo se divertirem, tirarem fotos, conhecerem a Maria Fumaça, e ter um dia de lazer”, conta. “É muito importante a realização de um evento para as crianças para manter a memória da ferrovia viva para as próximas gerações”, completa.

 

Rouseland organiza as fotos antigas da CBTU


 

Os colaboradores contribuíram de diversas formas, seja trabalhando no evento, ou organizando as atrações, o envolvimento foi geral e feito com muita dedicação. Para a assistente executiva, Alexsandra Lima de Lira, o que a motivou a fazer tudo isso é o amor, “o que me motiva a fazer isso é pensar no outro, é o amor, é levar alegria para as crianças”, diz ela. Para a recepcionista Carolaynne Souza, é o sorriso das crianças, “o que me motiva é o sorriso das crianças e a felicidade delas ao ter a oportunidade de curtir um evento como esse”.

Carolaynne usa sua criatividade para pintar o rosto das crianças

 

Para o superintendente Carlos Jorge Cavalcante, atrair novos passageiros ao sistema de trens urbanos é essencial para fortalecer a mobilidade sustentável e melhorar a qualidade de vida da população, “nosso objetivo é mostrar que o transporte ferroviário não é apenas eficiente, mas também uma alternativa acessível e segura para todos”, finaliza.

 

Alexsandra ajuda na distribuição dos picolés

 

Maceió, 19 de Outubro de 2024.

 

Lívia Protásio

Estagiária de Jornalismo

Morgana Moraes

Supervisão